terça-feira, 26 de junho de 2012

A Revolução Branca

A insatisfação popular, as derrotas na Primeira Guerra Mundial e a luta interna pelo poder, levaram o Gzar Nicolau II a abdicar do poder em 15 de março de 1917.
O processo revolucionário pode ser dividido em três fases: a revolução branca, a revolujção vermelha e a Guerra Civil.
A Revolução Branca foi a primeira fase da revolução e aconteceu de março a novembro de 1917.
Após a queda do Gzar Nicolau II, instalou-se um governo provisório chefiado pelo príncipe Georg Lvov e formado por políticos liberais vindos da Duma. No início Kerensky ocupou o cargo de ministro da guerra e a partir de 27 de julho, tornou-se o principal líder desse governo.
As principais medidas do governo foram:
A diminuição da jornada de trabalho dos operários de 12 para 8 horas diárias;
A anistia dos presos políticos e a permissão de retorno dos que estavam no exílio;
A garantia das liberdades fundamentais do cidadão (direitos de expressão e associação).

Porém o governo nãoresolveu os graves problemas que afligiam camponeses e operários e ainda contra a vontade popular manteve a Rússia na Guerra.
Beneficiado com a permissão de retorno dos exilados, Lenin voltou à Rússia em abril de 1917 e passou a liderar a oposição socialista ao governo provisório. Reassumiu o controle do partido Bolchevique e publicou as Teses de Abril, em que defendia a nacionalização dos bancos e da propriedade privada e pregava a formação de uma República dos sovietes. Os principais lemas desse documento eram: "o fim imediato da guerra", "terra para os camponeses"e "todo poder aos sovietes". 

4 comentários: