No início do século XX havia um forte clima de tensão entre as nações centrais da Europa em função da disputa de território e mercados para os seus produtos industrializados.
Além da rivalidade por mercados franceses e alemães possuíam grande ressentimento uns para com os outros em função da Guerra franco-prusiana onde os alemães ganharam, em 1871, dos franceses os territórios da Alsácia-Lorena (ricos em minério de ferro e carvão), o desejo dos franceses em recuperar esse território e o desejo de revanche é conhecido como revanchismofrancês. Incluem-se nesse período os movimentos nacionalistas como o pan-eslavismo que, apoiado pelos governos russo e servio, pretendia unir todos os povos eslavos da Europa oriental. E o pangermanismo que pretendia anexar à Alemanha os territórios da Europa Central onde viviam minorias germânicas.
O clima de rivalidade gerou a paz armada, onde diante do risco de guerra as nações mesmo sem entrar em conflito começam a se armar dando início a corrida armamentista.
Os confrontos nos Bálcãs se dão em grande parte em função da busca do Império Russo por um por em um mar quente para a saída de seus navios de guerra e mercantes0. Que para isso e por razões de afinidades culturais vão se julgar protetores dos povos eslavos e cristãos ortodoxos da penílsula balcânica que viviam sob o domínio dos astro-hungáros e mulçumanos turcos. Por sua vez os sérvios com o apoio dos russos pretendiam formar a Grande Sérvia e par isso era preciso enfrentar austro-húngaros e Turcos. Diante da fraqueza das forças turcas e com o apoio dos russos, búlgaros, sérvios, gregos e montenegrinos formaram a Liga Balcânica e em 1912 entraram em guerra contra os turcos, que foram vencidos.
Com o objetivo de se fortalecerem ainda mais diante dos rivais as nações européias fizeram alianças entre si e a partir de 1907 a Europa ficou dividida em dois blocos: Tríplice Aliança - Alemanha, Áustria e Itália. Do outro lado a Tríplice Entente - França, Inglaterra e Rússia, engrossada por sérvios, belgas, gregos e romenos. A Itália mudou de lado em 1915 depois de receber promessas de compensações territoriais. As tensões entre os blocos foram aumentando e qualquer incidente detonaria a guerrra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário