Com um saldo de 9 milhões de mortos e cerca de 20 milhões de feridos a guerra chegou ao fim provocando o deslocamento de milhões de pessoas que foram obrigadas a sair das áreas de conflito ou sair de suas terras por causa da redefinição das fronteiras nacionais.
A euforia patriótica que marcou o início da guerra em várias nações, transformou-se em desespero diante da constatação que o mesmo progresso que permitiu avanços econômicos e criou novas tecnologias, promoveu a morte de milhões de pessoas. Assim os europeus se perguntavam se o progresso tinha valido a pena.
A partir de 1918 quando as forças da Tríplice Aliança já haviam se rendido, os alemães ficaram isolados em suas fronteiras, incapazes de sustentar os combates por mais tempo. Em 11 de novembro de 1918 a Alemanha assinou um acordo de paz (armistício) em situação bastante desvantajosa.
Após a rendição alemã, realizou-se uma série de conferências entre 1919 e 20, com a participação de 27 nações consideradas vencedoras, sob a liderança dos EUA, Inglaterra, França e Itália. A conferências que ocorreram próximas a Paris e utilizaram como local principal o palácio de Versalhes, teve o seu conjunto de decisões conhecido como Tratado de Versalhes.
Os artigos desse Tratado foram extremamente duros para a Alemanha, obrigando-a a reduzir ao mínimo os seus exércitos, ficando proibida de manter uma aviação e uma marinha de guerra. Os alemães tiveram que devolver a Alsácia-Lorena à França, além de ceder territórios à Bélgica, Dinamarca e Polônia, devendo também entregar o seu império colonial a Franceses e Ingleses, além de quase todos os seus navios mercantes à França, Bélgica e Inglaterra. Tendo também que pagar uma indenização bilionária aos países vencedores.
A Alemanha havia sido derrotada nos campos de batalha e humilhada politicamente no pós-guerra. Os Alemães consideraram o Tratado de Versalhes injusto, vingativo e humilhante. Anos depois, o desejo de mudar os termos desse acordo motivou a expansão do nacionalismo alemão e uma maciça propaganda patriótica. Esses fatores ajudam a explicar a Segunda Guerra Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário