O termo mercantilismo refere-se às idéias e práticas econômicas assumidas pelos Estados europeus na Idade Moderna, isto é, entre a metade do século XV e fim do século XVIII. Tais idéias representavam a vitória do reis e burguesia sobre os demais nobres que se baseavam no feudalismo. Com morarquias fortes os Estados modernos passaram a ter uma máquina administrativa grande e custosa, composta de exércitos profissionais, fiscais, administradores etc.
Práticas Mercantilistas
Metalismo - A riqueza de um Estado era medida pela quantidade de metais preciosos que ele possuía (ouro e prata). Daí, um dos objetivos fundamentais dos Estados era acumular tais metais.
Balança Comercial favorável - O objetivo era vender mais e comprar menos. De preferência vender mais produtos manufaturados e comprar apenas matérias-primas.
Intervenção Estatal - O Estado agia de diversas formas, controlando os preços, estimulando as manufaturas e definindo as taxas alfandegárias a fim de proteger o seu mercado.
Prof. Vitório
Prof. Vitório
Professor =D
ResponderExcluirEu estudei agóra eu quero meu ponto kkkk"
kkkkk ' euu também professor ' Tô aqui estudando maior tempão .. kkk
ResponderExcluirvc vai até estranha esse aluno aqui estudando ... rsrs, msm q vc nao vai muito com a minha cara mais eu me amarro na sua !!!... rsrs
ResponderExcluir